Hospital de Loulé

Serviço de Medicina Desportiva

15 de Novembro de 2016

Serviço de Medicina Desportiva

O Serviço de Medicina Desportiva do Hospital de Loulé tem vindo a realizar os exames médicos anuais nas várias modalidades desportivas praticadas no concelho. Entre os atletas avaliados contam-se já alguns campeões regionais e nacionais que são já orgulho de Loulé.

Desde o futebol ao ciclismo, da corrida ao râguebi, estes exames, obrigatórios aos atletas federados, visam identificar as potenciais contraindicações que impossibilitem a prática de exercício de competição.
Os atletas recreativos de todas as faixas etárias devem igualmente realizar esta avaliação de forma a aferir a sua condição física e obter resposta para as várias questões que se colocam antes de escolher uma modalidade desportiva:

• Qual o desporto mais indicado para mim?
  • Posso treinar em altas frequências cardíacas?
  • Tenho alguma carência nutritiva ou vitamínica?
  • Qual a alimentação que me ajuda a perder peso ou a aumentar o meu rendimento desportivo?
  • O meu metabolismo é rápido ou lento?
  • Tenho alguma alergia que me impossibilite correr ou fazer outros exercícios aeróbios?
  • Posso levantar ou carregar pesos?
  • Como atleta feminina qual o contraceptivo mais indicado para mim?
  • Tenho asma.... Tenho diabetes... Quais as recomendações para praticar exercício de forma segura?
  • Quais os suplementos que são seguros para mim e quais os que posso retirar algum benefício?

Estas são algumas das questões que surgem frequentemente aos atletas de todas as modalidades desportivas e diferentes níveis de performance e que podem ser esclarecidas e acompanhadas pelas várias especialidades médicas que constituem o Serviço de Medicina Desportiva do Hospital de Loulé.

FAÇA A SUA MARCAÇÃO ONLINE

É rápido e fácil